Adesão da Ucrânia à UE mais perto: Zelensky e Charles Michel discutiram próximos passos das negociações

A adesão da Ucrânia à UE está a avançar rumo a bom porto: esta terça-feira o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o Presidente do Conselho Europeu Charles Michel discutira, por telefone, os próximos passos das negociações para que Kiev passe a integrar o bloco europeu.

“Na véspera da reunião do Conselho Europeu, tive uma conversa telefónica com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Em primeiro lugar, discutimos novas medidas para o início efetivo das negociações sobre a adesão da Ucrânia à UE, bem como novas medidas apoio abrangente da UE à Ucrânia”, indicou Zelensky nas redes sociais.

Segundo relatou o líder ucraniano, foi deixada uma palavra de agradecimento a Charles Michel pela decisão de criar um fundo especial de 5 mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia, no âmbito do Fundo Europeu para a paz.

“Além disso, considerámos possíveis formas de aumentar o fornecimento de munições e artilharia à Ucrânia. Também discutimos a importância de estender as preferências comerciais autónomas para a Ucrânia por mais um ano”, relatou Zelensky, indicando que a continuação do regime de liberalização comercial de Kiev com a UE é um fator crítico e essencial para apoiar a economia ucraniana durante a invasão russa.

 






Comentários
Loading...