Eleições na Rússia: Cerca de metade dos votos em Putin foram falsificados, revela análise independente aos dados eleitorais

Perto de metade do total de votos conseguidos por Vladimir Putin nas eleições presidenciais russas deste fim de semana foram falsificados, segundo revelou uma análise independente dos dados eleitorais, feita pela Novaya Gazeta Europe.

Através do método criado pelo analista eleitoral independente Sergey Shpilkin, os jornalista do Novaya Gazeta Europe usaram os dados eleitorais publicados no canal de Telegram Nevybory (“Não-eleições”), em que foram divulgados 97% dos resultados oficiais, de forma a calcular o número de votos que ficaram de fora da distribuição matemática ‘normal’ numas eleições.

Excluindo os votos eletrónicos, terão participado 74,5 milhões de eleitores, dos quais 64,7 milhões votaram em Putin, indicam os resultados oficiais.

As contas da Novaya Gazeta apontam que pelo menos 31,6 milhões dos votos registados para Putin, ou seja, cerca de metade do total, foram fabricados.

Os órgãos de comunicação independente destaca que isto significa que a escala de votos falsificados nestas eleições excedeu qualquer outra anteriormente vista na história moderna da Rússia.

Recorde-se que os três adversários de Putin eram Nikolai Kharitonov do Partido Comunista da Rússia, que registou 4,31%, Vladislav Davankov do partido Novo Povo, com 3,85% e Leonid Slutsky do Partido Liberal Democrático da Rússia, com 3,2%. Putin, segundo os resultados oficiais, teve 88% dos votos.

Ler Mais





Comentários
Loading...