Kremlin defende que única maneira de proteger a Rússia é criar ‘zona-tampão’ com a Ucrânia

O Kremlin disse esta segunda-feira que a única forma de proteger território russo de ataques da Ucrânia é criar uma espécie de ‘zona-tampão’, que colocasse as regiões russas longe do alcance do fogo ucraniano.

Os comentários partiram do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, depois de Vladimir Putin, que foi reeleito presidente este fim de semana, ter levantado a possibilidade de criação de uma zona “sanitária”.

“No contexto dos ataques de drones (ucranianos) e dos bombardeamentos do nosso território: instalações públicas, edifícios residenciais, devem ser tomadas medidas para proteger estes territórios. Só podem ser protegidos criando algum tipo de ‘zona-tampão’, de modo que qualquer meio que o inimigo use para nos atacar fique fora do alcance”, indicou Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.

Já Putin indicou que “não exclui” a possibilidade de “Criar uma zona sanitária nos territórios hoje sob o regime de Kiev”.

Sem adiantar detalhes sobre esta zona, disse que seria grande o suficiente para que armas de fabrico estrangeiro (dos aliados ocidentais da Ucrânia) não pudessem atingir infraestruturas e territórios russos.

Putin referiu-se a esta ideia depois de questionado sobre se considerava necessário que a Rússia conquistasse a região ucraniana de Kharkiv, já que faz fronteira com Belgorod, província russa que tem regularmente sido atacada por Kiev desde 2022, e com especial intensidade nos últimos dias.

 

 

Ler Mais





Comentários
Loading...