“Extremamente irresponsável”: Rússia bloqueia sinais do avião onde seguia ministro britânico

A Rússia terá bloqueado os sinais do avião do ministro de Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, denunciaram os pilotos da RAF – o GPS e outros sinais foram bloqueados durante quase 30 minutos num ato de “guerra eletrónica”.

De acordo com os britânicos do ‘The Sun’, Shapps estava a voar num jato Dassault Falcon 900 quando os sinais foram bloqueados perto da Polónia – o incidente terá ocorrido à passagem por Kaliningrado, um enclave russo vizinho da Polónia.

Grant Shapps regressava do aeroporto polaco de Szymany depois de visitar as tropas britânicas que participavam do ‘Steadfast Defender’, os maiores jogos de guerra da NATO desde o fim da Guerra Fria.

De acordo com fonte do ministério, o bloqueio foi “extremamente irresponsável”. “Embora a RAF esteja bem preparada para lidar com isso, ainda representa um risco desnecessário para aviões civis e pode potencialmente pôr em perigo a vida das pessoas”, indicou fonte ministerial, garantindo que “não há desculpa para isto e é amplamente irresponsável por parte da Rússia”.

No início de fevereiro, a Rússia bloqueou a tecnologia GPS de forma semelhante em voos e navios que atravessavam o flanco oriental da NATO, causando graves perturbações. A arma, baseada em Kaliningrado, tem sido utilizada contra aviões comerciais e embarcações marítimas. De acordo com os especialistas, isso pode causar graves danos à indústria naval, pois podem colidir por não se conseguirem ver nos sistemas de navegação.






Comentários
Loading...