Funicular entre Mouraria e Graça inaugurado hoje, 15 anos após Câmara de Lisboa anunciar construção. Será gratuito nesta 1.ª fase

O projeto de construção foi anunciado em 2009, há praticamente 15 anos, pela Câmara Municipal de Lisboa, mas o Funicular da Graça, que ligará este bairro à Mouraria, só esta terça-feira é inaugurado e começa a funcionar esta terça-feira.

Tem capacidade para transportar 14 pessoas em cada viagem e tem operação a cargo da Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) e vai permitir “de forma confortável, fazer a ligação” entre os dois bairros lisboetas.

Segundo adianta o Público, a projeto teve um custo de 5,3 milhões de euros, e foi lançado em 2009, no âmbito do do Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo, pelo vice-presidente da câmara Manuel Salgado, quando a autarquia lisboeta era liderada por António Costa (PS).

O funicular vai garantir o percurso entre a Rua dos Lagares até ao miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, frente à Igreja da Graça.

Para já, numa primeira fase, o acesso ao funicular será gratuito, mas depois vai pagar-se um bilhete com tarifa alinhada “com os valores praticados nos funiculares da Carris” – deverá estar nos 4,10 duas viagens.

Para quem tem passe Navegante, o funicular é gratuito. a Câmara adianta que estará a funcionar entre as 9h00 e 21h00, com um operador a bordo.

Ler Mais