França: Parlamento debate hoje acordo de segurança com a Ucrânia

Está marcado para esta terça-feira debate parlamentar sobre o acordo de segurança entre a França e a Ucrânia, anunciado pelo Palácio do Eliseu. Amanhã o tema é debatido no Senado francês.

A discussão de hoje na Assembleia Nacional segue-se depois de, em meados de fevereiro o presidente francês Emmanuel Macron ter instruído o governo a “fazer uma declaração ao parlamento” sobre o acordo bilateral de segurança assinado com a Ucrânia em 16 de Fevereiro e a situação na Ucrânia como um todo, após o qual haverá um “debate e votação”.

O debate segue-se depois de uma reunião de Macron com os vários líderes com assento parlamentar, em encontros que procuraram preparar sessão de hoje.

Recorde-se que o acordo de segurança foi assinado a 16 de fevereiro, na terceira visita de Zelensky a França desde começo da invasão russa à Ucrânia.

O debate surge numa altura em que gera ponto de tensão o envio de tropas da Nato para a Ucrânia.

O Kremlin considerou ontem que Emmanuel Macron e a França estão a aumentar o “envolvimento” com a Ucrânia, depois do presidente francês ter afirmado que não descartava a hipótese de enviar mais tropas para o conflito.

“Macron está convencido de que a sua política é consistente em querer infligir uma derrota estratégica ao nosso país e continua a aumentar o nível de envolvimento direto da França”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, no Telegram.

Apesar da polémica, Macron assegurou que todas as suas palavras e decisões eram “ponderadas” e “medidas”, mas afirmou que rejeitava qualquer “lógica de escalada” com Moscovo.

*Com Lusa

Ler Mais





Comentários
Loading...