Frio, neve, vento e chuva voltam em força a partir de hoje (e no dia de votar é melhor levar chapéu)

Depois de alguns dias de sol e temperaturas mais amenas, o frio, a chuva e o vento chegam com intensidade a partir desta quinta-feira, e mantém-se pelo fim de semana adentro. Assim, mesmo no domingo, dia de eleições legislativas, é melhor levar chapéu para se proteger dos aguaceiros.

Numa nota, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou ontem que a chuva chegará “inicialmente fraca” ao litoral oeste do continente para se estender “gradualmente ao restante território e tornando-se moderada, sendo por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada” entre hoje e domingo.

O vento também soprará por vezes forte, com maior incidência na sexta-feira, e com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros/hora (km/h) no litoral e aos 100 km/h nas terras altas do continente, segundo o IPMA.

O instituto salientou ainda que a agitação marítima será forte, em especial na costa ocidental, com ondas geralmente de 5 a 6 metros de altura, que no sábado podem superar os 7 metros a norte do Cabo Raso.

“As temperaturas máximas poderão não passar dos 11/12 graus na zona de Lisboa, dos 10 graus na área do Porto e no interior não passaram dos 6/7 graus e a mínima será obviamente também baixa, sobretudo nas regiões do interior”, aponta o climatologista Mário Marques à SIC. EM causa está uma massa de ar frio, que trará possibilidade de queda de neve nas zonas mais altas.

Será “sobretudo na noite e madrugada de dias 9 e 10, mas será muito pontual e será acima dos mil metros, eventualmente”.

Já a partir de dia 10, há uma tendência para subida das temperaturas.

No entanto, ainda antes, o frio que se vai sentir será acompanhado de chuva em todo o País, e com aguaceiros mais intensos a Norte.

O climatologista alerta para a “possibilidade de ocorrência de inundações em área urbana impermeabilizada e também não está descartada, num conjunto de 48 horas, uma situação com possibilidade de inundações de pequenos cursos de água e ribeiros, sobretudo a norte do sistema Montejunto Estrela”.

É esperada também forte agitação marítima, especialmente na zona a Norte de Setúbal, com ondas que podem chegar aos 10 metros.

No domingo, com aproximação do anticiclone, é expectável uma melhoria gradual das condições meteorológicas, pelo que o pior dos efeitos da depressão que se começam hoje a sentir já terão passado.

Segundo o IPMA, a partir das 03:00 de hoje estarão sob aviso amarelo, devido à precipitação, todos os distritos do continente, exceto Santarém, Portalegre e Évora.

Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso laranja entre as 03:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado devido à queda de neve.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) recomendaram à comunidade marítima e à população em geral um “estado de vigilância permanente” no mar e nas zonas costeiras, nomeadamente reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, que sejam evitados passeios junto ao mar, molhes de proteção de portos, arribas e praias, e atividades lúdicas nas zonas mais expostas.

Em comunicado, as autoridades alertaram que a agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de noroeste, com ondas que podem atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com vento a registar uma intensidade média de até 65 km/h e rajadas até 120 km/h, provenientes do quadrante noroeste.

*Com Lusa

Ler Mais



Comentários
Loading...