NATO será arrastada para uma guerra com Putin se a Ucrânia cair, garante secretário dos EUA: Kremlin considera declarações “extremamente irresponsáveis”

O secretário de Estado dos EUA, Lloyd Austin, garantiu esta sexta-feira que a NATO será arrastada para um conflito com a Rússia se a Ucrânia for derrotada por Moscovo. “Sabemos que se o presidente Vladimir Putin tiver sucesso aqui, ele não irá parar. Vai continuar a tomar ações mais agressivas na região”, apontou, perante o Comité dos Serviços Armados da Câmara dos Representantes. “Se a Ucrânia cair, penso realmente que a NATO estará numa luta com a Rússia.”

Putin “não vai parar por aí. Vai continuar a avançar e a atacar territórios soberanos dos seus vizinhos. Se fosse um país báltico, estaria realmente preocupado em ser o próximo. Eles conhecem Putin, sabem do que ele é capaz”, precisou Austin, que enfatizou a importância de manter o apoio militar a Kiev.

“Todos os dias vemos os riscos no campo de batalha, onde os ucranianos lutam bravamente para defender o seu território”, referiu. “Não ajudar a Ucrânia é um caminho muito perigoso.”

A falta de aprovação no Congresso americano mereceu críticas do responsável americano. “Se continuarmos neste caminho, seria um presente para Putin”, indicou, enfatizando que outros países podem começar a avaliar se os Estados Unidos “são um parceiro ou aliado de confiança”. “Os aliados estão preocupados com as mensagens que estamos a enviar e com o fracasso no apoio à Ucrânia e, certamente, isso teve um impacto no moral das tropas ucranianas”.

O Kremlin considerou as palavras de Lloyd Austin como ““extremamente irresponsáveis”.

“Estamos a ouvir declarações extremamente irresponsáveis vindas de várias capitais europeias, e agora do outro lado do mar”, disse o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, que explicou que as palavras de Austin “conduzem a um novo aumento da tensão”.

Peskov acrescentou que as declarações de Austin “demonstram de facto a visão da NATO” no contexto da guerra na Ucrânia, alegando que a Aliança Atlântica “olha para a Ucrânia como parte do seu território”.

O porta-voz do Kremlin sublinhou que as declarações do chefe do Pentágono “demonstram mais uma vez que o que a Rússia está a fazer é totalmente correto”, referindo-se à invasão da Ucrânia.

Ler Mais





Comentários
Loading...