Putin prepara guerra em grande escala com NATO, alertam especialistas

Vladimir Putin assinou novos decretos militares, que restabelecem os distritos militares de Moscovo e Leningrado, que indicam que está a preparar-se para uma potencial guerra contra a NATO, denunciou esta terça-feira o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), citado pela revista ‘Newsweek’.

Esta segunda-feira, o presidente russo assinou os decretos que reorganizam a estrutura administrativo-militar da Rússia: num é retirado à Frota do Norte da Rússia o seu estatuto de “associação territorial estratégica interespecífica”, ou quartel-general conjunto. No outro é restabelecido formalmente o Distrito Militar de Moscovo e o Distrito Militar de Leningrado: este último assume a maior parte do território anteriormente sob controlo da Frota do Norte da Rússia, sendo que o de Moscovo assume a maior parte do território antes sob o domínio militar ocidental.

De acordo com o ISW, o segundo decreto de Putin incorporou as quatro regiões da Ucrânia anexadas por Moscovo – os oblasts de Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk – bem como a Crimeia, ocupada desde 2014. “A inclusão das partes ocupadas e não ocupadas do território ucraniano sugere ainda que a Rússia mantém objetivos maximalistas na Ucrânia e procura absorver totalmente todos estes cinco territórios ucranianos na Federação Russa”, realçou o ISW.

A recriação do Distrito Militar de Moscovo e do Distrito Militar de Leningrado “apoia os objetivos paralelos de consolidação do controlo sobre as operações russas na Ucrânia a curto e médio prazo e de preparação para uma potencial futura guerra convencional em grande escala contra a NATO”, avaliou o think tank.

De acordo com o analista militar russo Yuri Fedorov, em declarações ao site de investigação russo ‘Agentstvo’, a recriação do Distrito Militar de Leningrado sugere que a Rússia está a preparar-se para possíveis conflitos com Estados Bálticos e a NATO.

O Distrito Militar de Leningrado, perto da Finlândia, novo membro da NATO, e dos Estados Bálticos, é um componente-chave das forças armadas russas que supervisiona partes da estratégia de defesa do país na região ocidental da Rússia.

Ler Mais





Comentários
Loading...