Comunicação do governo sobre saúde é má ou muito má
A comunicação que o governo faz sobre temas de saúde é má ou muito má, é a opinião de 48,3% dos portugueses, segundo dados do barómetro bianual BOP Health, “Os Portugueses e a Saúde”.
A população portuguesa considera que os laboratórios farmacêuticos têm uma importância elevada na sociedade, especialmente na investigação de novos medicamentos e promoção de acções de rastreio.
Mais de um terço dos portugueses pensa que os laboratórios se preocupam com os seus interesses, enquanto mais de um quarto acredita que o seu desempenho não contribui ou contribui pouco para a melhoria dos cuidados de saúde. A televisão continua a ser o principal formador da opinião pública sobre os laboratórios.
Quanto aos medicamentos, metade das pessoas desvaloriza a marca no momento da escolha do tratamento.
Os portugueses já confiam mais na Internet para recolher informação sobre temas de saúde. Este meio tornou-se a segunda fonte mais procurada, à frente do farmacêutico e atrás do médico.
A quarta vaga do barómetro bianuall BOP Health, hoje apresentada em Lisboa, foi desenvolvida pela empresa Spirituc Investigação Aplicada em parceria com a consultora de comunicação Guess What PR e a agência MPG|MC.