Rússia prepara nova ofensiva no final de maio, garante Zelensky

A Rússia está a preparar uma nova ofensiva na Ucrânia a partir do final de maio ou no verão, anunciou este domingo Volodymyr Zelensky: no entanto, Kiev tem o seu próprio plano de batalha definido e claro, salientando era “vital” para Kiev e os seus aliados ocidentais permanecerem unidos – a vitória da Ucrânia depende do apoio ocidental contínuo, garantiu.

“Vamos preparar-nos para o ataque deles. O ataque que começou a 8 de outubro não trouxe qualquer resultado. Da nossa parte, prepararemos o nosso plano e seguiremos”, frisou, lembrando os 31 mil soldados ucranianos mortos desde fevereiro de 2022, o primeiro número oficial desde há mais de um ano – o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia acusou Kiev de números falsos.

Segundo Zelensky, a rotação das tropas seria extremamente importante para o esforço de guerra, salientando que Ucrânia necessita de preparar melhor as suas forças de reserva – de acordo com a publicação ‘New York Times’, em agosto último, estimou em cerca de 70 mil os soldados ucranianos mortos em combate, contra os 120 mil soldados russos.

Passados dois anos do início da invasão de Moscovo, as tropas russas têm avançado ao longo da extensa linha da frente de 960 quilómetros no leste e no sul da Ucrânia, que se debatido com escassez de projéteis de artilharia e a necessidade de mísseis de longo alcance. Apesar das dificuldades, Kiev tem um plano claro para combater as forças russas. “Existe um plano, o plano é claro, não posso contar os detalhes”, disse.






Comentários
Loading...