Guerra na Ucrânia deixa mais de 10 mil civis mortos e danos de (pelo menos…) 450 mil milhões de euros

A invasão da Ucrânia pela Rússia, conforme se aproxima o segundo aniversário, já fez mais de 10 mil mortes civis (mais concretamente 10.300) e uma destruição avaliada em 450 mil milhões de euros.

De acordo com dados das Nações Unidas, as primeiras vagas de ataques russos em território ucraniano deixaram mais de 4.200 civis mortos apenas no primeiro mês: desde então, os números diminuíram significativamente, embora se mantenham em mais de 100 mortes civis por mês.

A grande maioria dos civis perdeu a vida devido ao impacto de mísseis, com uma pequena percentagem devido à explosão de minas – a Ucrânia é atualmente um dos países com maior número de engenhos explosivos enterrados no seu território.

Os incessantes bombardeamentos russos causaram um nível de devastação que várias organizações internacionais – desde as Nações Unidas à Comissão Europeia, passando pelo Banco Mundial – estimaram o preço de reconstrução da Ucrânia, durante a próxima década, em cerca de 452 mil milhões de euros.

Desde o início do conflito até dezembro último, cerca de 10% do parque habitacional da Ucrânia foi parcialmente danificado ou destruído: de acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações, perto de 1,4 milhões de edifícios residenciais sofreram danos, sendo que cerca de um terço apresenta um nível de destruição considerado irreparável – o que atira o número de deslocados internamente para os 3,7 milhões de pessoas.

A UNESCO indicou também que a Rússia danificou ou destruiu parcialmente mais de 340 espaços culturais ou religiosos, incluindo 127 locais de culto e 150 edifícios históricos.

Ler Mais





Comentários
Loading...