Novo comandante militar da Ucrânia quer reforçar uso de drones e guerra eletrónica contra a Rússia

Oleksandr Syrsky, o novo comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, estabeleceu como prioridade a promoção de “experiências de sucesso” – o uso de veículos aéreos não tripulados e a guerra eletrónica. “Somente as mudanças e a melhoria constante dos meios e métodos de guerra nos permitirão alcançar o sucesso”, frisou o novo responsável militar de Kiev, recém-nomeado pelo Volodymyr Zelensky para substituir o popular general Valery Zaluzhny.

Syrsky expôs também as suas ideias sobre um dos principais temas em debate atualmente na Ucrânia: a substituição de tropas e a mobilização de mais cidadãos ucranianos, uma mudança que já está no Parlamento como projeto de lei.

“A vida e a saúde dos soldados são e continuam a ser o valor mais importante do exército ucraniano”, salientou o responsável, que tem defendido a necessidade de as tropas saírem da linha da frente com mais frequência, dispondo de mais tempo para descansar e treinar.

A mobilização foi um dos principais atritos entre Zelensky e Zaluzhny, cuja relação começou a deteriorar-se, pelo menos aos olhos do público, no final de 2023, após o fracasso dos objetivos da anunciada contraofensiva ucraniana.

A avaliação de Zaluzhny sobre o decorrer do conflito foi rapidamente censurado por Zelensky e o seu círculo político, que o repreenderam pelas suas supostas aspirações políticas após o fim da invasão.

Ucrânia: Quem é Syrsky, o general da escola soviética que repeliu os russos de perto de Kiev e é agora novo comandante das Forças Armadas

Ler Mais





Comentários
Loading...