Máquina de guerra de Putin recebe ajuda da fonte mais ‘improvável’: empresas de Taiwan fornecem máquinas estratégicas apesar das restrições internacionais

A Rússia tem recebido uma ajuda ‘inesperada’ no seu esforço de guerra contra a Ucrânia: de acordo com as publicações ‘Taiwan Reporter’ e ‘The Insider’, as empresas de Taiwan têm fornecido a Moscovo máquinas estratégicas, apesar das restrições internacionais, através de uma rede de negócios secretos que envolvem maquinaria taiwanesa para empresas industriais militares russas, entre outras.

O Ocidente tem aplicado um maior escrutínio global às sanções económicas ao Kremlin: desde a invasão da Ucrânia, o acesso de Moscovo a ferramentas estratégicas para manter a sua máquina de guerra tornou-se difícil. Vladimir Putin procurou suavizar o golpe para a economia russa, procurando uma parceria económica estreita com a China, mas Pequim não foi capaz, por si só, de apoiar as necessidades tecnológicas de Moscovo devido às complexas cadeias de abastecimento.

No entanto, uma análise aos dados alfandegários russos revelou que os controlos de exportação não conseguiram impedir eficazmente os fabricantes russos de obterem as máquinas taiwanesas através de intermediários – foi ainda possível perceber que algumas dessas ferramentas acabaram em institutos de investigação nuclear e indústria militar.

A investigação jornalística revelou ainda o papel significativo desempenhado pela Turquia como ponto de trânsito para as máquinas exportadas por Taiwan – as estatísticas aduaneiras mostraram um aumento de 45% no valor total das exportações dessas máquinas de Taiwan para a Turquia entre janeiro e outubro de 2023, quando comparado com igual período de 2022. Este aumento repentino catapultou Ancara para se tornar o principal mercado de exportação dessas máquinas-ferramentas de Taiwan, embora não oficialmente.

Embora muitos países ocidentais, incluindo a Alemanha, tenham parado as exportações destas ferramentas para a Rússia na sequência da invasão da Ucrânia, Taiwan continuou a envolver-se no comércio e registou um aumento substancial nas exportações para a Rússia ao longo de 2022.

“Taiwan cooperou com as resoluções da comunidade internacional desde o início e anunciou que aderirá às sanções económicas contra a Rússia. O Ministério dos Assuntos Económicos também anunciou sucessivamente uma revisão mais rigorosa das exportações de produtos russos e alargou os controlos de exportação para a Rússia”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan à revista ‘Newsweek’.

Entre as empresas russas que adquiriram as máquinas-ferramentas de Taiwan através de países terceiros em 2023, a ‘I Machine Technology’ emergiu como o maior importador em termos de volume.

Ler Mais





Comentários
Loading...