Líderes da UE vão prometer apoio militar contínuo à Ucrânia: Conselho Europeu salienta necessidade de acelerar entrega de armas ao país

Os líderes da União Europeia vão reafirmar, na cimeira desta quinta-feira, a sua determinação em continuar a fornecer “apoio militar oportuno, previsível e sustentável” à Ucrânia, segundo indicou esta terça-feira a agência ‘Reuters’. “O Conselho Europeu também reitera a necessidade urgente de acelerar a entrega de munições e mísseis”, pode ler-se também no projeto de texto.

O projeto de conclusões da cimeira de líderes deixou em aberto se os líderes também se comprometerão a colocar mais 5 mil milhões de euros para ajuda a Kiev num fundo chamado Mecanismo Europeu para a Paz, que tem sido usado para financiar doações de armas a Kiev – de acordo com a agência noticiosa, a ideia de prometer mais 5 mil milhões de euros está incluída no projeto de texto entre parênteses retos – ou seja, indicando que ainda é uma questão de discussão.

Os Estados-membros da UE têm discutido há meses sobre o futuro do papel do Mecanismo Europeu para a Paz na ajuda militar à Ucrânia – a Alemanha tem sugerido que o foco deveria ser na ajuda bilateral de países individuais da UE.

O principal tema da cimeira desta quinta-feira em Bruxelas é tentar chegar a acordo sobre um pacote de ajuda financeira à Ucrânia no valor de 50 mil milhões de euros ao longo de quatro anos, que foi bloqueado pela Hungria em dezembro último.

UE pressiona Orbán e já tem plano ‘secreto’ para afundar economia da Hungria caso seja vetada ajuda à Ucrânia

Hungria mostra abertura para negociar pacote de ajuda da UE à Ucrânia

Ler Mais





Comentários
Loading...