Coronel russo condenado a seis anos de prisão por adquirir sistemas de radar inadequados à defesa da Ponte da Crimeia

Um tribunal militar russo condenou esta terça-feira o coronel Sergey Volkov, ex-chefe da unidade naval da Guarda nacional russa, a seis anos de prisão numa colónia penal, por ter falhado na defesa da Ponte da Crimeia de ataques com drones da Ucrânia, que destruíram parte da estrutura que liga a Península da Crimeia a território da Rússia.

Segundo noticia o jornal Mediaznona, em causa estava o facto de o responsável militar ter adquirido radares de baixa qualidade para proteger a ponte.

Volkov, que estava em prisão domiciliária desde a sua detenção, em março de 2023 foi condenado por abuso de poder agravado, “por ter resultado em graves consequências”. O 2º Tribunal Militar do Distrito Ocidental também proibiu o ex-comandante de ocupar cargos públicos durante um período de dois anos.

O Ministério Público russo tinha pedido sete anos de cadeia e justificava a acusação com o contrato assinado pelo departamento chefiado por Volkov, e as indústrias de guerra russas, para o fornecimento de dois sistemas de radar para combater drones, por 395,5 milhões de rublos (mais de quatro milhões de euros), que seriam utilizados, entre outras funções, para defender a Ponte da Crimeia.

A investigação, sustentou o MP russo, apurou que o responsável escolheu sistemas que, como se veio a verificar na execução do contrato “não permitiriam resolver com sucesso os problemas na luta contra veículos aéreos não-tripulados”.

O juiz, na leitura da decisão, considerou que os sistemas de radar comprados com o aval de Volkov estavam operacionais e funcionavam corretamente, mas eram inadequados para a proteção contra drones.

A defesa de Volkov, que sempre negou qualquer culpa do causídico, sublinhou que o departamento comprou aqueles sistemas a uma empresa que monopoliza esta área e que o o comandante era um mero “executivo de negócios”, que não tinha formação em engenharia, e que por isso não estaria habilitado para escolher um ou outro sistema de defesa.

Ler Mais





Comentários
Loading...