Futuro da Ucrânia discute-se hoje: Zelenksy vai reunir-se em Davos com NATO, Von der Leyen e CEO do maior banco americano para discutir financiamento

Volodymyr Zelensky – que chegou a Davos esta segunda-feira – vai manter reuniões importantes para o futuro da guerra com a Rússia. De acordo com o chefe de Estado ucraniano, vai realizar reuniões bilaterais com responsáveis ​​da UE e da NATO.

“Em Davos, realizarei importantes reuniões bilaterais com representantes da UE e da NATO para apoiar a dinâmica da nossa integração euro-atlântica, bem como com os líderes dos estados e das grandes empresas para fortalecer a defesa e a resiliência económica da Ucrânia”, apontou.

Zelensky vai reunir-se também com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, numa reunião bilateral à margem do fórum de Davos, segundo informou o porta-voz da Comissão Europeia, Eric Mamer. Von der Leyen tem, esta terça-feira, agendado um discurso, a partir das 11 horas, após o qual manterá várias conversações bilaterais, inclusive com Zelensky, acrescentou o porta-voz.

Por último, o presidente ucraniano tem planos para se encontrar com o CEO do JP Morgan no FEM – a Ucrânia está a procurar novas formas de financiar os seus planos de reconstrução, conforme abranda a ajuda financeira e militar do Ocidente. Jamie Dimon, o responsável do maior banco americano, vai estar presente no Fórum Económico Mundial e deverá discutir com Zelensky novas formas de financiar os planos de reconstrução ucranianos.

A Ucrânia joga muito do seu futuro esta semana, em Davos, palco do Fórum Económico Mundial (FEM): a sua Fórmula de Paz, que pretende encerrar quase dois anos de guerra com a Rússia, foi discutida no passado domingo numa reunião de conselheiros de segurança nacional de todo o mundo.

Zelensky foi representado pelo seu chefe de gabinete, Andriy Yermak, nas negociações deste domingo, que também contaram com a presença do representante especial dos Estados Unidos para a recuperação económica da Ucrânia, Penny Pritzker, bem como de James O’Brien, secretário de Estado adjunto dos EUA para Assuntos Europeus e Eurasiáticos.

A Suíça, como anfitriã das discussões entre os diplomatas, garantiu que as conversações de paz na Ucrânia têm como objetivo finalizar os princípios “para uma paz duradoura e justa na Ucrânia” ao nível dos conselheiros de segurança nacional. Os princípios deverão constituir a base para as próximas fases do processo de paz.

Mais de 80 países reuniram-se para procurar um consenso sobre uma fórmula de paz para a Ucrânia proposta por Zelensky, mas os coorganizadores suíços admitiram estar-se ainda longe de incluir a Rússia.

Líderes mundiais e empresariais juntam-se em Davos. Quem vai estar presente? Eis o que precisa saber do “fórum das elites”

Ler Mais





Comentários
Loading...