Efeitos da guerra? Rússia regista aumento de diagnósticos de alcoolismo pela primeira vez numa década

Pela primeira vez em 10 anos, está a aumentar o número de russos com Síndrome de Dependência Alcoólica (SDA), ou Perturbação de Uso de Álcool, vulgarmente conhecidas simplesmente como alcoolismo, e especialistas admitem que é o efeito da pandemia da Covid-19, bem como decorrente da invasão da Ucrânia.

O Serviço Federal de Estatísticas da Rússia (Rosstat), assinala um aumento do número de diagnósticos de dependência do álcool pela primeira vez em mais 10 anos, segundo noticia o Kommersant.

Segundo o relatório ‘Cuidados de Saúde na Rússia 2023″, divulgado no final de setembro, em 2022 foram 54.200 os pacientes que receberam o diagnóstico de alcoolismo. No ano anterior, tinham sido pouco mais de 53 mil.

Mas antes disso, o número vinha em ‘queda-livre’ todos os anos desde 2010.

Nesse ano, foram quase 154 mil pessoas que receberam o diagnóstico de dependência do álcool e que foram colocadas sob acompanhamento médico regular. Volvidos 11 anos, em 2021, o número tinha caído para 53.300. Não são, para já, conhecidos os números relativos aos pacientes com este problema registados em 2023.

Vários especialistas ouvidos pelo jornal russo atribuem o aumento da dependência do álcool aos “choques socioeconómicos” gerados pelo período da pandemia da Covid-19, e consequentes efeitos, bem como na “intensificação dos confrontos e conflitos geopolíticos” observados nos últimos anos, incluindo a “operação militar especial na Ucrânia”, como o Kremlin se refere à invasão do país, que se iniciou há quase dois anos.

Em 2022, o Ministério da Defesa da Rússia havia anunciado que número de mortes por intoxicação alcoólica tinha reduzido em mais de 62% entre 2008 e 2021.

O governo russo, ainda durante a pandemia, assinalava já que “a tendência de descida de consumo de álcool e mortalidade diretamente associada foi interrompida”, pelo que já se começava a verificar um crescimento dos problemas de alcoolismo no país.

Ler Mais





Comentários
Loading...