Ataque ucraniano a locais de lançamento de mísseis na Rússia vai ter resposta nuclear, ameaça Medvedev

Dmitry Medvedev, antigo presidente da Rússia, avisou esta quinta-feira que qualquer ataque ucraniano a locais de lançamento de mísseis dentro da Rússia com armas fornecidas pelos Estados Unidos e seus aliados iria ter uma resposta nuclear de Moscovo. De acordo com o aliado de Vladimir Putin, agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, alguns comandantes militares da Ucrânia estavam a considerar locais de lançamento de mísseis dentro da Rússia com mísseis de longo alcance fornecidos pelo Ocidente.

“O que isso significa? Significa apenas uma coisa: eles correm o risco de cair na ação do parágrafo 19 dos fundamentos da política estatal da Rússia no campo da dissuasão nuclear”, escreveu Medvedev, na rede social ‘Telegram’. “Isso deve ser lembrado.”

O parágrafo 19 da doutrina nuclear da Rússia estabelece as condições sob as quais um presidente russo consideraria o uso de uma arma nuclear: amplamente como uma resposta a um ataque usando armas nucleares ou outras armas de destruição em massa, ou ao uso de armas convencionais contra a Rússia “quando a própria existência do Estado está ameaçada”.

O ex-presidente da Rússia fez uma menção específica ao ponto ‘G’ do parágrafo 19, que trata da resposta nuclear a um ataque com armas convencionais.

Putin é quem toma as decisões quando se trata do vasto arsenal nuclear da Rússia mas, segundo fontes diplomáticas sublinharam à agência ‘Reuters’, que as opiniões de Medvedev dão uma indicação do pensamento agressivo do Kremlin, que classificou a guerra na Ucrânia como uma luta existencial com o Ocidente.

Os críticos do Kremlin rejeitaram algumas das ameaças nucleares de Medvedev no passado como tentativas de chamar a atenção ou de dissuadir o Ocidente de fornecer mais armas à Ucrânia. Os Estados Unidos e os seus aliados prometeram quase 250 mil milhões de dólares em apoio militar e outros apoios a Kiev.

A Rússia e os Estados Unidos são de longe as maiores potências nucleares do mundo: Putin controla 5.889 ogivas nucleares, enquanto o presidente dos EUA, Joe Biden, controla cerca de 5.244 ogivas nucleares, de acordo com a Federação de Cientistas Americanos.

Ler Mais





Comentários
Loading...