Aviões russos bombardeiam acidentalmente território controlado pela Rússia devido a treino deficiente e tripulações cansadas, garantem serviços de inteligência britânicos

Os serviços de Inteligência britânicos indicaram que os erros da Rússia foram provavelmente “exacerbados” pelo mau treino e pelas tripulações exaustas: em causa está o lançamento acidental de bombas em territórios que controla em duas ocasiões na última semana.

O primeiro incidente ocorreu no passado dia 2, quando um avião de guerra russo disparou sobre Petropavlovka, no oblast de Voronezh, que destruiu nove propriedades residenciais, segundo informou o Ministério da Defesa do Reino Unido. Uma semana volvida, um caça russo disparou numa vila na região ocupada de Lugansk, na Ucrânia. Ambos os incidentes ocorreram quando Moscovo realizava missões de combate – não são os primeiros casos: em abril de 2023 ocorreu o mesmo na cidade de Belgorod.

“A contínua propensão da Rússia para acidentes com munições é provavelmente exacerbada pelo treino inadequado e pela fadiga da tripulação”, acrescentaram as autoridades britânicas, “levando a uma má execução de táticas durante as missões”.

A formação inadequada tem sido um problema para os militares russos, tanto para as forças aéreas como terrestres, e os problemas agravaram-se durante a guerra na Ucrânia.

Em outubro último, por exemplo, os Estados Unidos afirmaram que Moscovo tinha retomado a utilização de táticas sangrentas de “ondas humanas”, que envolvem lançar tropas despreparadas e mal treinadas para o meio da batalha, muitas vezes sem o equipamento adequado.

Esta estratégia, que surgiu no meio de uma renovada ofensiva russa no leste da Ucrânia, foi amplamente utilizada pelos mercenários do Grupo Wagner durante a batalha por Bakhmut, que durou meses.

Ler Mais





Comentários
Loading...