‘Confissão’ consta na página 320 do relatório: análise da Comissão Técnica ‘beneficiou’ Alcochete e Vendas Novas

A Comissão Técnica Independente que estudou a localização do novo aeroporto utilizou uma metodologia que privilegiou Alcochete e Vendas Novas, revelou a ‘CNN Portugal’: o mesmo se pode ler no relatório final da comissão, no qual está escrito que “uma decisão robusta sobre os impactos reais, do ponto de vista económico, do cenário que inclui o projeto da Alta Velocidade e a Terceira Travessia do Tejo, deverá ter em consideração todos os custos (económico, social e ambiental) e benefícios”.

No entanto, referiu o relatório, “nesta análise, naquele cenário, apenas se consideram os benefícios da redução do tempo no acesso ao aeroporto, mas não os respetivos custos. Esta limitação altera a avaliação relativa das opções estratégicas, beneficiando as localizações Alcochete e Vendas Novas”.

De acordo com Nuno Trindade, especialista em análise de custo-benefício, “quem escreveu esta frase quis transmitir uma mensagem muitíssimo clara: o estudo não é credível, tem um erro técnico e esse erro desenha um plano inclinado a favor da localização do CTA e de Vendas Novas”.

Ou seja, a análise custo-benefício inflacionou a procura por um aeroporto em Alcochete ou Vendas Novas, com uma ponte ou ligação ferroviária que não existem ou sequer estão decididas – teria de contrabalançar com os custos dessas obras.






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