Global Trends 4 Business – Parte 1

Opinião de Luis Rasquilha, CEO da Inova TrendsInnovation Ecosystem (Research, Consulting, Business School, Online, Editora CT). Professor da FIA, da Fundação Dom Cabral (FDC), do Hospital Albert Einstein e da ESALQ/USP (Universidade de São Paulo). Conselheiro Consultivo da Mercur do Brasil

Todos os anos, em Outubro, a empresa para a qual trabalho (Ecossistema Inova) apresenta o seu relatório de tendências.

Este ano o foco é em tendências globais e tendências de negócio. Este artigo faz uma prévia dos principais temas do relatório com especial foco nas tendências globais (Global Trends), também definidas como Tsunamis.

Vale a pena relembrar alguns conceitos prévios.

Quando se atua com Tendências a primeira coisa a fazer é definir os vários conceitos sobre o tema.

Assim: Uma TENDÊNCIA é definida como uma mudança e alteração com capacidade de influenciar as dinâmicas dos negócios e o comportamento dos consumidores.

E dividem-se da seguinte forma:

#1 MEGA TENDÊNCIAS (10 / + anos): movimentos e mudanças (de larga escala) em termos sociais, econômicos, políticos, ambientais e tecnológicos, que se manifestam de forma consistente na realidade atual e que influenciarão decisivamente o futuro.

#2 TENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS (3/5 anos): processos de mudança que resultam da observação do comportamento dos consumidores e que origina a criação e o desenvolvimento de novas ideias: de negócio, de produto ou serviço, de marca ou de ação.

#3 TENDÊNCIAS DE NEGÓCIO (2 anos): mudanças no mercado resultantes da atuação dos players, do comportamento dos consumidores e das realidades econômicas, políticas e sociais que influenciam a forma como as empresas tomam decisões em seus negócios, considerando áreas de atuação e apostas estratégicas para o futuro.

#4 TENDÊNCIAS EMERGENTES (12 meses): acontecimentos que se materializam de forma rápida e escalável no curto-prazo e que condicionam e direcionam a realidade dos negócios.

#4.1 SPECIFIC TRENDS | TENDÊNCIAS ESPECÍFICAS: as tendências a considerar para um determinado negócio.

A correta identificação de Tendências é a base para a definição dos Insights de negócio (ideias).

#5 INSIGHTS: articulações estratégicas resultantes das tendências que permitem a tomada de decisão empresarial sobre cenários, caminhos e planos de ação futuros.

A pesquisa de tendências tem vindo a ganhar importância na última década, embora exista desde os anos 70 do século passado, adotando uma grande variedade de metodologias e técnicas (que não serão abordadas neste artigo) que têm contribuído, decisivamente, para a gestão.

Após meses de pesquisa construiu-se uma nova análise de tendências apresentada no GT4B, Global Trends 4 Business.

Todas elas estão apresentadas no quadro abaixo:

Este artigo será apenas dedicado às Global Trends, ficando para o próximo mês a análise detalhada das Trends for Business.

Global Trends (Tsunamis):

  1. O Fortalecimento do Digital: O fortalecimento do digital nos negócios é um fenômeno que ganhou grande relevância nos últimos anos, impulsionado principalmente pela rápida evolução da tecnologia da informação e comunicação e pelo crescimento das soluções de IA (Inteligência Artificial). O advento da internet, a proliferação de dispositivos móveis e o aumento da conectividade global abriram inúmeras oportunidades para as empresas se beneficiarem do mundo digital.
  1. Intergeracionalidade: Com o aumento da expectativa de vida e consequentemente da demografia (mais gente no mundo durando mais tempo) crescem situações de coexistência geracional. A intergeracionalidade refere-se à interação, conexão e troca de experiências entre diferentes gerações. Esse conceito reconhece que, em uma sociedade, coexistem várias faixas etárias, cada uma com suas características, valores, conhecimentos e perspectivas únicas. A intergeracionalidade é uma abordagem que valoriza a diversidade de experiências e perspectivas, incentivando a aprendizagem contínua em todas as fases da vida.
  1. Repensar a Economia: Repensar a economia envolve a busca por modelos econômicos mais sustentáveis, inclusivos e alinhados com as necessidades das pessoas e do planeta. O objetivo é criar um sistema econômico mais justo, sustentável e voltado para o bem comum, que respeite os limites do planeta e promova uma maior equidade social.
  1. Sustentabilidade Integrada: A sustentabilidade integrada é uma abordagem holística para lidar com questões socioambientais e econômicas, reconhecendo que esses aspectos estão interconectados e interdependentes. Essa abordagem busca equilibrar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades.
  1. Empoderamento Disruptivo: Empoderamento disruptivo combina duas ideias-chave: “empoderamento” e “disruptivo”.
  1. Empoderamento: O empoderamento refere-se ao processo de capacitar indivíduos ou grupos para que adquiram controle sobre suas vidas, tomem decisões e alcancem seus objetivos de forma autônoma e independente. Esse conceito está associado ao fortalecimento das pessoas, fornecendo-lhes conhecimento, habilidades e recursos necessários para enfrentar desafios e superar obstáculos.
  2. Disruptivo: O termo “disruptivo” tem origem no mundo dos negócios e tecnologia, mas também é usado em outros contextos. Significa a introdução de uma inovação, ideia ou conceito que rompe com as formas tradicionais de fazer as coisas, gerando uma transformação significativa em um setor ou campo específico.

É fundamental garantir que o empoderamento disruptivo seja uma força positiva que beneficie a sociedade como um todo e promova um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Este grupo de Global Trends são a estrutura base que direcionará a gestão nos próximos anos e para a qual há que dedicar tempo de análise e reflexão sobre como aproveitar as oportunidades que daqui advêm.

O próximo artigo apresentará as Trends 4 Business em complemento a este agora escrito.

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