PGR está reunida com Marcelo em Belém

O Presidente da Republica (PR) está neste momento reunido com a Procuradora Geral da República (PGR). Lucília Gago chegou às 11h30 e foi recebida pela equipa oficial do PR.

Segundo a SIC, o PR terá pedido à PGR informações sobre todo este processo que motivou as buscas e as detenções na manhã de hoje.

É a segunda reunião que o PR tem esta manhã. Primeiro esteve reunido com António Costa durante cerca de 30 minutos e uma hora e meia depois chegou Lucília Gago para o informar sobre os avanços da investigação.

O que estará em causa será o PR saber se, de facto, o Governo tem ou não condições de se manter em funções, ou seja, saber se estes indícios que motivaram as buscas são suficientemente fortes, se abalam suficientemente o Governo e o próprio PM, em particular, para que o PR possa tomar agora a decisão sobre se vai deixar este governo em funções ou se vai optar por dissolver a Assembleia da República ou demitir o Governo.

Segundo o jornal Público, estão em curso esta manhã buscas da PSP em diversos ministérios e na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento.

O memo jornal adianta que já foram detidos o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, o consultor próximo de Costa, Diogo Lacerda Machado, e o presidente da Câmara de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, assim como dois executivos de empresas.

Estão a ser alvo de buscas e serão constituídos arguidos os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, e das Infraestruturas, João Galamba, assim como o antigo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

A operação deve-se a uma investigação sobre os negócios do lítio, em Montalegre.

Ler Mais