SIRESP terá falhado durante combate ao incêndio de Odemira: empresa pública admite “constrangimentos pontuais”

Houve falhas no SIRESP durante o combate ao incêndio em Odemira, garantiu esta quarta-feira a ‘RTP’, sendo que há algumas localidades com falhas a nível da eletricidade e das telecomunicações.

No entanto, a SIRESP SA afastou a possibilidade: em comunicado, a empresa pública garantiu que “alguns momentos e em várias áreas da região, a rede SIRESP foi a única rede de comunicações que se manteve permanentemente ativa”, salientando que “registou quase 225 mil chamadas”, embora tenha reconhecido ter havido “congestionamentos pontuais”.

“A rede SIRESP assegura neste momento a cobertura da área do incêndio rural de Odemira, através das Estações Base de Odeceixe, São Teotónio, Alto do Foia e de uma estação móvel. Entre as 14h do dia 5 até às 9h do dia 9, a rede registou 224.906 chamadas, verificando-se apenas situações pontuais de congestionamento, com um tempo de atraso médio de 1,94 segundos e um tempo de atraso máximo de 26 segundos”, indicou a SIRESP SA.

Os dados recolhidos pela empresa mostram que a rede SIRESP tem “redundância de transmissão, de cobertura (terrestre e satélite) e energética na região de Odemira, assente em grupos geradores”, não reportando qualquer problema de abastecimento de energia “nem na alimentação elétrica normal, nem nas baterias ativadas quando a energia falha, nem nos grupos de geradores que são mobilizados antes de as baterias se esgotarem”.

Já o comandante regional da Proteção Civil do Algarve rejeitou problemas com a rede SIRESP. “Isso é falso, é mentira (…) Este sistema não comprometeu a operação e tem meios redundantes de comunicação na eventualidade de surgir alguma situação. Gostava que isso ficasse claro também”, referiu Vítor Vaz Pinto.