Algumas das principais multinacionais de distribuição e consumo bateram recordes de aberturas de novos estabelecimentos em Espanha: foram mais de 700 novas lojas, o que significou ampliar a sua rede comercial em 10%, para 7.700 pontos de venda, segundo o jornal espanhol ‘El Expansión’.
De acordo com a ‘Marcas de Restauración’, associação patronal que reúne as Restaurant Brands Iberia (Burger King ou Popeyes), McDonald’s, Alsea (Starbucks, Domino’s ou Vips) ou KFC, entre outras 40 marcas, é que o número volte a subir 10% este ano, o que representaria “entre 770 e 800 novas lojas”, o que significaria “um ano histórico” de inaugurações.
A Restaurant Brands Iberia (RBI) prevê abrir em 2023 cerca de 100 restaurantes entre Espanha e Portugal, divididos entre Burger King e Popeyes, o que representa um investimento de 150 milhões de euros – o projeto vai manter-se em 2024, com mais de 150 milhões de euros de investimento e mais de uma centena de aberturas, embora neste caso com maior presença de Popeyes.
A Alsea já abriu 50 lojas neste ano, com destaque para Starbucks e Domino’s, enquanto a Foodbox-Lateral soma 20 – aspira a 50 no ano. A Food Delivery Brands (Telepizza) acumula 11 aberturas, apesar da sua delicada situação financeira, que levou mesmo os credores a assumir o controlo. La Mafia (7), Dihme El Kiosko (6) ou Saona (6) também estiveram muito ativos.
Já o McDonald’s prevê abrir mais de 30 lojas em 2023, das quais 9 já estão em operação.
As boas perspetivas para o setor, impulsionadas pela forte recuperação do consumo fora de casa após a pandemia e pelo número recorde de turistas esperado em Espanha são dois dos principais motivos para esta onda de aberturas.














