JMJ. “Gosta de estar próximo dos fiéis”: PSP preparada para imprevistos do Papa Francisco monta maior operação de sempre

A PSP montou a maior operação de sempre em Portugal devido à presença do Papa Francisco, que envolve uma verificação minuciosa dos espaços por onde estará o Sumo Pontífice, sobretudo em áreas que podem vir a ter cerca de um milhão de pessoas – o dispositivo policial está mesmo preparado para lidar com a imprevisibilidade do Papa.

Do alto dos edifícios há olhos treinados para lidar com imprevistos: embora o número de snipers mobilizados não tenha sido revelado pela PSP, estão prontos para quando o Papa Francisco furar o protocolo.

“É uma pessoa muito querida, que gosta de estar próxima dos fiéis. Portanto, estamos a contar com isso e preparados para qualquer coisa”, garantiu o superintendente Alexandre Coimbra, da Unidade Especial de Polícia.

Para a preparação foram necessários muitos meses e o Vaticano recebeu mesmo uma Unidade Especial da Polícia. “Isto começou desde o primeiro momento, houve várias reuniões de articulação”, reconheceu Alexandre Coimbra, lembrando que as forças de segurança estiveram presentes no Vaticano durante a Páscoa.

O recinto do Parque Eduardo VII foi passado a pente fino por dezenas de agentes e cães treinados ajudaram a procurar explosivos ou substâncias tóxicas. “É uma operação que demora muitas horas, um trabalho muito rigoroso, com equipamentos específicos. Vamos ter de passar a pente fino este local”, referiu o superintendente.