JMJ: Vídeo mostra jovens peregrinos a forçarem entrada no Metro de Lisboa
Um grupo de jovens peregrinos, que participam na Jornada Mundial da Juventude, que hoje arrancou em Lisboa, foram filmados a forçarem a entrada no Metropolitano de Lisboa.
As imagens do momento, divulgadas no Twitter, mostram um grupo de dezenas de jovens, muitos com as t-shirts e lenços da JMJ a forçarem a passagem através dos torniquetes da estação de Metro onde se encontravam, sem validarem qualquer título de transporte, ou usarem a nova modalidade que permite o uso de cartão bancário com contactless diretamente no validador.
“Obrigada Moedas pelo investimento na cidade de Lisboa. Está sendo gratificante pegar o transporte público com esses jovens cristãos”, escreveu um utilizador que partilhou vídeo.
Obrigada @Moedas pelo investimento na cidade de Lisboa.
Está sendo gratificante pegar o transporte público com esses jovens cristãos.#JMJ2023 pic.twitter.com/zI66WmMery— João Tomatte (@JTomatte) August 1, 2023
Recorde-se que os peregrinos que se inscreveram têm direito a um passe especial que permite acesso aos transportes públicos. O Pacote de Peregrino mínimo, para toda a semana, e que inclui transporte, kit peregrino e seguro, tem um custo de 95 euros.
José Sá Fernandes, coordenador do Grupo de Projeto para a JMJ, especificou na apresentação dos Planos de Segurança e Mobilidade da JMJ que estes passes resultam de um acordo entre a Fundação JMJ e o Governo, que vai comparticipar aqueles títulos em 40%.
Os passes servem para os dias em que os peregrinos estiverem inscritos e podem ser usados em todos os transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa.
“Vamos ter passes específicos para esta semana”, disse o responsável, explicando que o objetivo desta medida é “evitar um excedente de filas” e “dar um incentivo para se andar nos transportes públicos”, apontou.