Prepare a carteira: Combustíveis sobem em força na próxima semana… atestar o depósito fica 5 euros mais caro

Prepare-se para abrir os cordões à bolsa: o início da próxima semana não marca apenas o arranque da Jornada Mundial da Juventude mas também uma subida acentuada do preço dos combustíveis e uma redução do apoio do Governo em pelo menos 2 cêntimos: no caso da gasolina 95, esta é mesmo a quarta semana consecutiva de aumentos. Assim, “a evolução das cotações em euros aponta para uma valorização do preço da gasolina 95 e do gasóleo em 7 cêntimos por litro”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’.

Os preços dos postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma subida de 0,0560 euros na gasolina 95 e de 0,0558 euros no gasóleo.”

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,723 euros enquanto o do gasóleo vale 1,539 euros. No entanto, as cotações podem variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo já desceu 16 vezes e subiu em 13 ocasiões. No caso da gasolina, o cenário inverte-se: subiu 16 vezes e desceu 13, indicou a DGEG. Neste período, o preço do gasóleo desvalorizou 9,5 cêntimos por litro enquanto o da gasolina 95 subiu 5,3 cêntimos.

Ou seja, encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa menos 5,7 euros do que há 28 semanas. Já para atestar um depósito de gasolina fica 3,18 euros mais caro. Em relação à semana anterior, atestar o depósito iria custar à partida, e em ambos os casos, mais 4,2 euros. Mas as más notícias não ficam por aqui…

Governo reduz apoio nos combustíveis em agosto

O Governo pretende continuar o descongelamento gradual da taxa de carbono em agosto, o que representa um aumento de 2 cêntimos no gasóleo e 1,8 cêntimos na gasolina 95, o que significa, na prática, um desconto inferior ao que esteve em vigor em julho.

Assim, agosto chega com um duplo aumento nos combustíveis: a subida do preço da gasolina e do gasóleo, aliada à redução do apoio do Governo, vai fazer os portugueses pagarem mais nove cêntimos por cada litro de combustível. Contas feitas, e num depósito de 60 litros de gasolina 95 são mais 5,4 euros. Se o carro for a gasóleo são mais 5,28 euros.

O Executivo anunciou ainda, esta sexta-feira, que vai manter inalterado, em agosto, o desconto no ISP em vigor, que se traduz numa poupança de 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos por litro no caso da gasolina 95. Em conjunto, as medidas do Governo vão passar a representar descontos de 23 cêntimos no litro de gasóleo e 25 cêntimos na gasolina 95 – quando em julho estavam em 25 e 27 cêntimos, respetivamente.

Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara da Europa

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 3 cêntimos abaixo da média europeia e 10,4 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 11ª posição do ranking europeu.

Neste particular, os Países Baixos apresentam a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 1,998 euros. Já a Suécia ‘reina’ no gasóleo: 1,937 euros.

O Ministério das Finanças sublinhou que “a tributação dos combustíveis em Portugal está abaixo da média ponderada da Zona Euro: 10% no gasóleo e 7% na gasolina (com base nos dados do ‘Weekly Oil Bulletin’ produzido pela Comissão Europeia)”.