JMJ: Papa Francisco vai falar em castelhano na visita a Portugal. ‘Exceção’ será nas referências a Fernando Pessoa e José Saramago
O Papa Francisco, na sua visita a Portugal no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, vai falar em castelhano, indicou esta quinta-feira o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni – ainda assim, o Santo Padre vai abrir uma exceção à regra no primeiro dia, embora não em português.
O Sumo Pontífice chega no próximo dia 2 a Lisboa e tem previstas 11 intervenções – em Lisboa e em Fátima. No primeiro dia, será recebido no Palácio de Belém, onde vai decorrer a dita exceção – não em castelhano mas em italiano.
Segundo revelou a agência ‘Ecclesia’, Matteo Bruni reforçou que o Papa Francisco “conhece a cultura portuguesa” e vai fazer referência a dois autores portugueses – Fernando Pessoa e José Saramago. “Podemos esperar algumas palavras, nesse sentido”, referiu.
O porta-voz revelou ainda que se existirem encontros entre o Sumo Pontífice com vítimas dos abusos sexuais no seio da Igreja Católica, algo que não está previsto na agenda, este só serão conhecidos depois. “Estes encontros, quando acontecem, acontecem de forma reservada, para facilitar o processo de cura, que é sempre pessoal, íntimo”, informou.
O Papa Francisco desloca-se a Fátima no dia 5.