O ‘alívio’ no calor sentido nos últimos dias em diversos pontos de Portugal continental termina hoje: de acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, as temperaturas vão subir de forma expressiva esta quarta-feira, com os termómetros a marcar pelo menos 37 graus no Alentejo. Fica talvez mais correto considerar uma ‘montanha-russa’ térmica, uma vez que para quinta-feira estas voltam a descer.
Portugal continental vai deixar de estar sob a ‘proteção’ do anticiclone dos Açores, o que vai permitir o regresso do calor mais intenso. Hoje será mesmo o dia mais quente da semana, à exceção do Algarve, que vai assistir mesmo a uma descida das temperaturas. Hoje é um dia de vento moderado a forte de oeste/noroeste no continente, com maior incidência na costa a norte do Cabo de Sines e nas terras altas. O céu vai estar geralmente limpo.
A que se deve a súbita subida da temperatura? A presença do ar quente do norte de África, a estabilidade meteorológica e a maior radiação solar típica do verão.
E porque dura apenas um dia? Está previsto chegar a Portugal uma depressão em altitude, que significará uma descida das temperaturas: a chuva poderá ‘visitar’ o país esta sexta-feira, embora fraca, sobretudo no litoral a norte do Cabo Raso e interior norte.













