Compras online. Portugueses fizeram 1450 reclamações este ano
A União Europeia associou-se à Organização Europeia de Consumidores, representada em Portugal pela Deco Proteste, no desenvolvimento da campanha “yourEUright – Estás no teu Direito” para esclarecer os consumidores online acerca dos seus direitos no que respeita as compras online. O objectivo é informar e dar aos consumidores a segurança e confiança necessária para que reclamem sempre que acharem necessário.
O facto de datas importantes em termos de consumo como a Black Friday, Cyber Monday ou Natal dá ainda mais força à iniciativa. Num evento que teve hoje lugar em Lisboa, foram apresentados os mais recentes dados sobre a resolução de conflitos nas compras online em Portugal, que mostram que 43% dos portugueses conhece os seus direitos contra 49% da média europeia.
Os mesmos dados indicam que 36% admite estar ciente do direito de cancelamento quando compra online, 65% está informado sobre o direito à reparação ou substituição de produtos defeituosos e 27% sabe o que fazer com um produto não encomendado que lhe chega às mãos. A Deco Proteste indica ainda que, este ano, recebeu 1450 reclamações sobre comércio na internet em Portugal.
Rita Rodrigues, head of Public Affairs & Media Relations da Deco Proteste, indica que este número está em linha com o verificado em 2018. «O que nós dizemos é que é estranho que apenas 1% do total de reclamações que recebemos seja referente a comércio electrónico. Isso permite-nos concluir que há uma ausência de conhecimento daquilo que são os direitos dos consumidores e por isso é que estas acções são tão importantes.»
Entre os factores que fazem com que os portugueses não apresentem queixa quando uma compra não corre bem encontram-se o tempo de espera para resolver o problema (23%) e desconhecimento dos seus direitos (10%). É nisto que a União europeia espera ajudar com a iniciativa #yourEUright.
A iniciativa apresenta aos portugueses quatro dos sete direitos que têm no mundo das compras online: Mudança de Banco vs Transparência Bancária; Publicidade Honesta; Devolução em 14 dias; e Pacotes de Viagem. Entre estes, a questão da devolução no prazo de 14 dias é o que poderá chamar mais atenção, uma vez que se trata de um período de reflexão estabelecido por lei e que oferece aos consumidores a possibilidade de devolver um artigo caso este não corresponda às suas expectativas ou se simplesmente mudar de ideias.
Também presente no evento esteve Sofia Colares Alves, chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que lembrou como a iniciativa está a decorrer em 10 países. A principal diferença de Portugal para os restantes países da União Europeia está no conhecimento sobre as compras online e sobre o exercício dos seus direitos, conta a responsável. «Quando uma compra corre mal, não reclamamos. E temos vários meios para o fazer, não temos necessariamente que ir para tribunais.»