A crise legítima perguntas sobre o capitalismo
Quase toda a gente concorda que o capitalismo falhou em dois aspectos principais – crescimento e justiça, disse o CEO da PIMCO Mohamed El-Erian ao Financial Times, de acordo com o Business Insider.
Argumenta que a contínua falha na abordagem desses problemas não só constitui uma “crise”, como levanta questões sobre o próprio modelo capitalista. Segundo Mohamed El-Erian, se o sistema continuar, três coisas têm de acontecer:
– O capitalismo é propenso a falhas de mercado ocasionais, e o mundo tem de aceitar isso
– Crises globais, criadas pela ascensão de países como a China, tornaram-se insustentáveis e têm de ser abordadas
– Instituições globais devem transformar-se para representarem melhor a população mundial, com o objectivo de reconhecerem adequadamente e lidarem com problemas
“Cada uma destas áreas pode ser corrigida”, disse Mohamed El-Erian. “Teoricamente pelo menos, o que ocorreu é, em menor medida, a calamidade do sistema como um todo, e mais uma questão de como funcionou. Ainda assim, quatro anos dentro de uma crise, e pouco tem sido feito para reparar o prejuízo e coerentemente e compreensivelmente salvaguardar as reais vítimas.” E acrescenta: “Até isto ser feito, vai ser difícil convencer o mundo que o capitalismo em si mesmo não é um problema.”