Santander eleito “Melhor Banco em Portugal 2023” pela Euromoney
O Santander foi eleito “Melhor Banco em Portugal 2023” pela Euromoney. O banco recebeu também, pela primeira vez, três prémios globais nos Euromoney Awards for Excellence 2023: “Melhor Banco do Mundo para PMEs”, “Melhor Banco Mundial para Inclusão Financeira” e “Melhor Banco Mundial para Mercados Emergentes”.
“Em nome do Santander Portugal, estou muito orgulhoso de termos sido distinguidos como o “Melhor Banco em Portugal 2023” pela revista Euromoney. Este prémio reflete o nosso empenho e compromisso contínuo em melhorar constantemente os nossos serviços e proposta de valor para os nossos clientes. No entanto, mais do que tudo, este prémio representa a força incrível dos nossos colaboradores, que trabalham diariamente para servir os nossos clientes da melhor forma possível”, diz Pedro Castro e Almeida, Presidente da Comissão Executiva do Santander Portugal.
A publicação destaca os excelentes resultados do Santander Portugal em 2022: “Este crescimento foi acompanhado de eficiência e o Banco teve o melhor rácio de eficiência do mercado no ano passado, com 37,6%. Também está muito bem capitalizado, com um rácio CET 1 de 16,2%, muito acima dos requisitos regulatórios”.
A nível global, a revista especializada em negócios e finanças destacou como o Santander está “a combinar consultoria com produtos para impulsionar o crescimento junto aos clientes” e “a abraçar a oportunidade de relacionamento que se apresenta no segmento de PME através do apoio financeiro e não financeiro”. É a terceira vez em seis anos que o Santander é eleito o melhor banco do mundo para PMEs e o terceiro ano consecutivo que o banco é eleito o “Melhor Banco do Mundo para a Inclusão Financeira”.
O Santander explica que capacitou financeiramente mais de 10 milhões de pessoas desde 2019 e pretende dar acesso e financiamento a mais cinco milhões de pessoas até 2025. Como parte desses programas de inclusão financeira, o banco concedeu 950 milhões de euros em microcréditos em 2022, principalmente no Brasil e no México.
Ana Botín, presidente executiva do Banco Santander, sublinha que “apoiar as PME e permitir uma maior inclusão financeira são essenciais para o nosso propósito de ajudar as pessoas e os negócios a prosperar. Estes prémios são um testemunho do sucesso da estratégia que definimos em 2015 e do trabalho árduo e dedicação das nossas equipas na Europa e nas Américas para fazer acontecer e entregar resultados sustentáveis. Agradecemos à Euromoney por reconhecer seus esforços”.
O banco também recebeu três prêmios regionais de “Melhor Banco da América Latina”, “Melhor Banco da América Latina para Wealth Management” e “Melhor Banco da Europa Ocidental para PMEs”, além de ser nomeado o melhor banco da Argentina, Chile, México , Polónia e Uruguai.