Jornada Mundial: Governo apresenta hoje plano de mobilidade. Câmara de Lisboa já levantou o véu (e isto é o que se sabe)
Depois de uma série de atrasos é hoje que o Governo apresenta o Plano de Mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude, que decorre em Lisboa entre 1 e 6 de agosto, e que trará mais de um milhão de pessoas ao País, para participar naquele que é o maior evento da Igreja Católica.
Ana Catrina Mendes Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares adianta à TSF que o plano “não vai resolver todos os problemas e que é bastante complexo, porque tem de “concertar a dimensão regional, tem de concertar os transportes públicos, Carris, Transtejo, Soflusa, até ao metro e a CP”, segundo indica à TSF.
No entanto a governante diz-se “tranquila” com as perspetivas da capacidade de a cidade de Lisboa receber a enchente prevista para o evento.
Por exemplo, em Cascais, onde haverá a maior concentração de peregrinos espanhóis que veem ao evento, o presidente da Câmara, Carlos Carreira, admite que vai ter de “improvisar”.
“Temos noção clara que não estamos prontos. Temos é tudo planeado naquilo que é possível planear e de conseguir improvisar”, diz à TSF manifestando-se preocupado com questões de mobilidade e trânsito.
A Câmara Municipal de Lisboa já divulgou o pano provisório de acessibilidade, e levantou o veu aos dias onde haverá grande condicionamento de trânsito nas principais avenidas e artérias da cidade: 1, 3 e 4 de agosto.
Nestes dias, o trânsito estará completamente cortado do Terreiro do Paço ao Parque Eduardo VII, incluindo a avenida da Liberdade.
São definidas três zonas: vermelha, amarela e verde, de restrição absoluta à circulação rodoviária a restrição condicionada.
A zona vermelha é definida pelas artérias:
Rua Castilho – Rua Joaquim António de Aguiar – Rua Marquês da Fronteira – Av. António Augusto de Aguiar – Av. Fontes Pereira de Melo
Praça Marquês Pombal (rotunda interna) – Av. Liberdade (vias centrais) – Praça dos Restauradores
Praça D. Pedro IV (Rossio) – Rua da Betesga – Rua da Prata – Rua da Alfandega – Campo das Cebolas – Av. Infante D. Henrique
Praça do Comércio – Av. Ribeira das Naus – Largo do Corpo Santo – Rua do Arsenal – Praça do Município – Largo de S. Julião – Rua Nova do Almada – Rua do Carmo – Rua 1.º de Dezembro – (Rossio)
Na zona amarela, de circulação fortemente condicionada, estão previstas dificuldades nos seguintes eixos rodoviários:
Cais do Sodré – Rua do Alecrim – Rua da Misericórdia – Rua São Pedro de Alcântara
Rua D. Pedro V – Praça Príncipe Real – Rua da Escola Politécnica – Largo do Rato – Rua D. João V – Rua Joshua Benoliel – Rua Carlos Alberto da Mota Pinto – Rua Conselheiro Fernando de Sousa – Rua Marquês da Fronteira – Av. Miguel Torga – Rua de Campolide
Av. Calouste Gulbenkian – Praça de Espanha – Avenida de Berna – Avenida da República – Rua Casal Ribeiro
Largo Dona Estefânia – Rua Dona Estefânia – Rua Gomes Freire – Rua Conselheiro Arantes Pedroso – Rua de São Lázaro
Martim Moniz – Rua dos Cavaleiros – Calçada de Santo André – Calçada da Graça – Jardim da Graça – Largo da Graça – Rua Voz do Operário – Arco da Grande de Cima – Campo de Santa Clara – Santa Apolónia.
Nesta zona amarela está garantida a circulação de
Residentes;
Trabalhadores com declaração da entidade patronal;
Cargas/Descargas das 24:00 às 07:00 (com exceção de medicamentos urgentes, carrinhas de valores, segurança privada, outras devidamente validadas no local pela PSP);
Das 07:00 às 10:00 para transportes abaixo das 3,5T;
Avenças de parques de estacionamento públicos;
TVDE/ Tuk-tuks; Transportes públicos (táxis, CARRIS e TML).
No entanto não poderão circular trotinetas e bicicletas de aluguer.
Na zona verde pode-se circular sem controlo, mas são possíveis congestionamentos em determinados períodos destes dias, devido á circulação pedonal de peregrinos decorrente dos eventos da JMJ.
Dias 5 e 6 de agosto
Zona vermelha definida pelas vias:
Passeio do Tejo para norte e da Rua Príncipe do Mónaco para norte;
Passeio dos Heróis do Mar, a partir das anteriores (para norte);
Via do Oriente;
Rua do Prof. Picard, Rua Chen He, Rua do Reno, Rua do Sena, Rua do Tamisa, Rua do Tibre, Rua do Volga, Rua do Danúbio, Rua do Oder, Rua do Ebro e Rua Capitão Cook;
Rua Roald Amundsen e Praça Gago Coutinho;
Rua da Cotovia/ Passeio do Trancão;
Itinerário Complementar n.º 2 (IC2)
As seguintes vias definem o perímetro abarcado pela zona amarela
Avenida de Berlim – Rua Contra-Almirante Armando Ferraz – Avenida Dr. Francisco Luís Gomes – Praça José Queiroz – Avenida Dr. Alfredo Bensaúde – Rua Padre Joaquim Aguiar – Estrada da Circunvalação
Já no dia 6 de agosto há que ter em atenção:
Zona Vermelha: Passeio Marítimo de Algés.
Zona Amarela: Avenida de de Brasília – Avenida Dr. Alfredo Magalhães Ramalho – Doca de Pedrouços