China inicia perfuração do segundo maior poço do mundo: vai atingir mais de 10 mil metros de profundidade

Cientistas chineses começaram a perfurar um buraco de mais de 10 mil metros (32.808 pés) na crosta terrestre: a perfuração daquele que será o poço mais profundo da China arrancou esta terça-feira na região de Xinjiang, particularmente rica em petróleo, segundo informou a agência oficial de notícias ‘Xinhua’, no mesmo dia em que o país enviou o seu primeiro astronauta civil para o espaço a partir do deserto de Gobi.

Com uma profundidade projetada de 11.100 metros, o poço está localizado no interior do deserto de Taklimakan, o maior da China.

O poço estreito vai penetrar em mais de 10 estratos continentais, ou camadas de rocha, de acordo com o relatório, e vai atingir o sistema cretáceo na crosta terrestre, que apresenta rochas que datam de 145 milhões de anos.

“A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande camião a dirigir em dois cabos de aço finos”, explicou Sun Jinsheng, cientista da Academia Chinesa de Engenharia, à Xinhua.

Recorde-se que o presidente Xi Jinping, em 2021, pediu maior progresso na exploração da Terra profunda num discurso destinado a alguns dos principais cientistas do país – a perfuração pode identificar recursos minerais e energéticos e ajudar a avaliar os riscos de desastres ambientais, como terramotos e erupções vulcânicas.

O buraco mais profundo feito pelo homem na Terra ainda é o poço russo Kola Superdeep, que atingiu uma profundidade de 12.262 metros em 1989, após 20 anos de perfuração.

Ler Mais