Herdeira da Zara avança investimento em Troia
Sandra Ortega, filha do fundador da Indetex, prepara-se para ser dona de um novo projeto turístico que irá nascer na península de Troia, avança o semanário expresso.
O projeto chama-se Ferrado Comporta e vai localizar-se nos terrenos das Unop 7,8 e 9 (três da nove unidades definidas como unidades operativas de planeamento no Plano de Urbanização de Troia) já comprados à Sonae por 50 milhões e que totalizam 340 hectares.
O valor total do investimento do projeto turístico não está ainda apurado, de acordo com o semanário, apesar de já estar definido que se iniciará pela recuperação das dunas e a sua reflorestação com espécies auctótones, o que terá um custo estimado de 20 milhões de euros.
Na praia, o projeto prevê, numa primeira fase, 100 unidades de alojamento na Unop 7, distribuídas por um hotel e um aldeamento turístico, a concluir até meados de 2024.
Segundo José António Sousa Uva, sócio português de Sandra Ortega no projeto Ferrado Comporta, “a construção só irá avançar após estar consolidado o processo de reflorestação”, seguindo-se numa fase posterior a intervenção na Unop 8.
Sousa Uva destaca que a construção será menos de 2% do total das áreas 7 e 8, e apenas um quinto do que estava previsto no plano de pormenor. Ou seja, no total, a área para construção não vai ultrapassar os 31 mil metros quadrados para 584 camas previstas. Já a Unop 9, considerada reserva ecológica nacional, tinha um campo de golfe aprovado no plano de pormenor, que Sandra Ortega decidiu não construir.
O resort terá um posto médico para servir a população, dotado de um heliporto para o INEM e um parque de estacionamento com 750 lugares. Dentro do resort não haverá automóveis, e a circulação é feita em bicicletas ou buggies.
“Estamos a fazer um projeto em que o foco está no ambiente e na paisagem”, sublinha José António Sousa Uva.