Quem são os potenciais candidatos a suceder a John Bercow?

Já há nove possíveis candidatos o cargo de presidente do parlamento britânico que até há um dia pertencia ao carismático John Bercow – de cargo homólogo ao nosso Presidente da Assembleia da República -, conhecido pelas gravatas coloridas e pelos gritos de «ordeeem».

A sua renúncia do cargo deveria ter coincidido com a saída do Reino Unido da União Europeia, a 31 de Outubro, mas o calendário do Brexit foi adiado para 31 de Janeiro do próximo ano, num processo a Bercow, de 56 anos, assistiu e no qual colaborou de forma activa.

Harriet Harman, veterana do Partido Laborista, e Lindsay Hole, o número dois de Bercow, são os nomes que provavelmente avançaram para a disputa do lugar de speaker da Câmara dos Comuns. Mas confirmados, para já, não há nenhum.

Conheça cada um destes possíveis candidatos à corrida à sucessão de John Bercow, a 4 de Novembro:

Harriet Harman: o número dois do partido trabalhista é uma das favoritas para suceder a Bercow.

Lindsay Hole: a trabalhista é o número dois de Bercow desde 2010.

Shailesh Vara: o conservador e ministro britânico para a Irlanda do Norte é um dos mais críticos em relação a John Bercow. Pede imparcialidade e respeito pelo cargo, para que não haja «abuso de poder», como no passado. 

Eleanor Laing: a vice-presidente da Câmara dos Comuns chegou a formar equipa com Bercow em 2013. Do antigo presidente, diz que «inclinou a balança» num dos lados do Brexit.

Chris Bryant: o antigo ministro trabalhista para os assuntos europeus acusa os nacionalistas galeses de o impedirem de disputar a função por estar «mais comprometido com a autoridade do que com as necessidades sociais».

Rosie Winterton: a antiga vice-presidente do partido Trabalhista fazia parte da equipa de Bercow desde 2013 e apresenta-se com a mesma experiência e visão para assumir o cargo.

Edward Leigh: o deputado conservador e antigo presidente da comissão de Contas Públicas da Câmara dos Comuns, diz que o melhor de ser speaker é não ter de voltar a sua opinião sobre o Brexit.

Henry Bellingham: o antigo ministro britânico para África e membro do partido conservador propõe o regressos das perucas, vestido completo e gravata branca ao parlamento britânico, que Bercow proibiu em 2017. Mostra-se empenhado na imparcialidade, independência e na recuperação do respeito pela função. 

Meg Hillier: a presidente da comissão de contas públicas da Câmara dos Comuns e ex-ministra trabalhista  quer recuperar a reputação externa do parlamento britânico, dotando-o de mais poderes.

“Ordeeer!” Presidente do Parlamento britânico sai de cena com elogios de todas as bancadas

Ler Mais





Comentários
Loading...