Inflação: Mais de um terço dos portugueses acredita que a sua situação financeira vai melhorar daqui a um ano, revela estudo
Mais de 30% (3 em cada 10) portugueses acredita que a sua situação financeira vai melhorar daqui a um ano, enquanto quatro em cada 10 (26%) estão menos otimistas, e acreditam que o cenário vai piorar no mesmo período.
Os números são do estudo Money Management Pulse, da empresa de pagamentos Klarna, e citado pelo Diário de Notícias, que olhou aos principais hábitos dos consumo de 17 países, nos primeiros três meses deste ano.
Olhando aos resultados, Portugal está em 6º lugar na lista dos países mais otimistas, à frente de territórios como Espanha (35%), França (26%) ou Itália (24%).
Olhando a faixas etárias, são os mais novos que estão mais otimistas quanto à melhoria da sua situação económica. 67% dos inquiridos da geração Z (nascidos já no segundo milénio) tinham uma perspetiva positiva em relação ao seu futuro financeiro. Por outro lado, 30% dos baby boomers de Portugal ainda receiam que a inflação tenha efeitos na subida das taxas de juro, e teme que a sua situação piore.
O otimismo poderá estar relacionado com o número apurado de que 83% dos portugueses inquiridos admite poupar dinheiro de forma consistente, valor acima da média global.
O estudo olhou ainda à relação dos portugueses com o dinheiro, com 52% dos participantes a afirmar que prefere pagar as despesas com cartão físico, e 22% a escolherem um método de pagamento através do smartphone. O numerário é ainda usado por 21% da população.