Os últimos dias têm sido de temperaturas bem acima do normal para a época do ano e, esta quinta-feira, nos últimos dias de abril, em alguns territórios as temperaturas subiram acima dos 36ºC e atingiram valores recorde. Maio deverá continuar a trazer calor, mais do que o habitual.
As temperaturas altas mantêm-se até esta sexta-feira, já o fim de semana trará descida dos termómetros, para valores “normais para a época”, segundo aponta o climatologista Mário Marques à SIC.
O especialista nega que estejamos a experienciar uma onda de calor, já que esse fenómeno implica que as temperaturas se mantenham durante vários dias consecutivo pelo menos 5ºC acima da média.
Por outro lado, o climatologista aponta que o final desta primavera trará pouca chuva, e temperaturas acima da média para esta altura do ano.
O mês de maio será “mais seco do que o normal, como tem sido toda a primavera, e mais quente do que a média”, aponta Mário Marques.




