Tesla contra todos: os planos de Elon Musk para dominar o mercado de veículos elétricos

A Tesla protagonizou uma mudança radical na sua estratégia de negócios. Se há uns anos a política da marca automóvel era posicionar-se no segmento premium de veículos elétricos e perseguir a rentabilidade sobre grandes volumes de vendas, agora que já dispõe de uma gama completa de veículos e aumentou a sua capacidade de produção, os planos mudaram radicalmente.

O próprio CEO da Tesla, Elon Musk, já reconheceu a mudança, tendo anunciado que iria continuar a baixar o preço dos seus veículos – já o fez cinco vezes nos últimos três meses – uma vez que as margens operacionais ainda são altas e os custos de produção vão continuar a cair.

“Embora no primeiro trimestre tenhamos implementado reduções de preço em muitos modelos em todas as regiões, as nossas margens operacionais diminuíram a uma taxa administrável. Esperamos futuras reduções de custos para os nossos veículos”, segundo anunciou a Tesla.

“A margem da Tesla continua entre as melhores da indústria automobilística”, acrescentou Musk, confirmando que a nova estratégia da empresa é vender mais carros com menor margem de lucro ao invés da política anterior baseada em “menores volumes e maior margem”. A Tesla espera que os preços continuem a “evoluir, para cima ou para baixo, dependendo de uma série de fatores”.

Segundo o jornal espanhol ‘El Expansión’, As reduções de preços não demoraram a afetar os lucros da Tesla, que apresentou os seus resultados financeiros do primeiro trimestre do ano. A empresa americana vendeu mais carros do que no ano passado e aumentou as suas receitas em 24%, para 21.283 milhões de euros, mas o lucro líquido caiu 24%, e foi reduzido para 2.291 milhões de euros, devido aos descontos contínuos para aumentar as vendas.

A margem operacional caiu de 19,2% (em 2022) para 11,4% no primeiro trimestre de 2023, algo que a empresa criada na Califórnia e com sede em Austin (Texas) já tinha previsto. A parte positiva é que a Tesla entregou 422.875 veículos (a maioria correspondentes ao Model 3 e Model Y) em todo o mundo no primeiro trimestre do ano, mais 36,4% do que no mesmo período de 2022.

A nova estratégia da Tesla rompe com a política seguida por muitas das marcas rivais, que após a crise dos chips tornaram prioritárias a venda de automóveis com margens mais altas e sacrificaram a produção de modelos menos lucrativos. Além disso, reduziram ao mínimo os descontos, o que permitiu fechar 2022 com recordes de lucro, faturação e margem operacional. Neste último capítulo, a Tesla dominou, com 16,8%.

O objetivo da Tesla é manter a liderança no mercado de EV, agora que fabricantes europeus, asiáticos e americanos eletrificaram grande parte do seu portfólio, assim como a entrada em cena de players globais da China. De facto, o Tesla Model Y é já o automóvel mais vendido na Europa, com 71.683 unidades matriculadas no primeiro trimestre do ano, mais 173% do que no mesmo período do ano anterior. É a primeira vez que um veículo elétrico lidera o ranking anual de vendas.

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