Governo promete manter preço dos novos passes até 2023
O Governo garantiu que irá manter durante toda a legislatura o valor dos novos passes sociais, transmitindo «um sinal de confiança e estabilidade na prossecução desta política tarifária ambiciosa», lê-se no programa do executivo de António Costa.
Na prática, os passes Navegante ou Andante Municipal, Metropolitano ou Família continuarão a custar 30, 40 e 60 ou 80 euros, respectivamente, permitindo, em alguns casos, uma poupança mensal superior a 100 euros face às tarifas anteriores.
«Este é um esforço que importa prosseguir, por várias razões. Por um lado, é essencial lidar com o fenómeno das alterações climáticas e atingir as metas de descarbonização da sociedade. Por outro lado, melhora substancialmente a qualidade de vida nos centros urbanos e em todo o território nacional. Finalmente, permite melhorar a mobilidade e qualidade de vida de pessoas com rendimentos mais baixos», considera.
Para tal, o Governo anuncia a intenção de «definir um mecanismo de financiamento do PART [Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos] assente numa nova receita própria das áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais, tendo em vista assegurar a estabilidade desta política».
O programa do Governo será discutido entre quarta e quinta-feira na Assembleia da República.