Trump ameaça levar militares do ISIS para a Europa
Após anunciar a morte de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do ISIS, Donald Trump ameaçou levar os militares desta unidade terrorista para o continente europeu, nomeadamente França, Alemanha e Reino Unido – de onde o presidente dos EUA diz terem vindo. «Disse-lhes: se não os levarem, vou deixá-los na vossa fronteira e podem divertir-se a capturá-los de novo», afirmou Donald Trump.
Em declarações reportadas pelo The Independent, agradeceu a países como a Rússia, Turquia e Síria pela cooperação na operação que culminou na morte de Abu Bakr al-Baghdadi. Por outro lado, disse estar desiludido com os países europeus, tendo mesmo feito pressão pessoalmente para que avancem com o repatriamento dos militares do ISIS ainda presentes na Síria.
Donald Trump garantiu que caso os detidos escapem dos campos controlados pelos Curdos, os EUA não avançarão com uma nova operação de captura. «Não vamos capturar pessoas que querem regressar à Alemanha, França, Reino Unido e outras partes da Europa (…) Eles podem voltar a caminhar – não podem fazê-lo para o nosso país. Temos muita água entre o nosso país e eles.»
Comandantes Curdos avançaram ao The Independent que não podem garantir a prisão dos militares do ISIS se a guerra com a forças turcas continuar. «Ainda estamos em controlo, mas se a ameaça turca continuar, não sabemos por quanto tempo conseguiremos manter estas prisões seguras», conta Mervan Qamishli, comandante das forças sírias.