Políticos da UE querem metas de emissões mais apertadas

Traffic Jam on the Highway
Vários políticos do Parlamento Europeu e quatro nações da União Europeia (UE) apelaram ao estabelecimento de valores de emissões poluentes mais rigorosos para 2025. Com a discussão relativa às novas metas de emissões poluentes na indústria automóvel a decorrerem nos próximos tempos, responsáveis políticos europeus pediram à Comissão Europeia que publique as metas para 2025 já no próximo ano.
Depois de ter decidido que, até 2021, os automóveis teriam de respeitar o valor de 95 gramas por quilómetro, a Comissão Europeia aponta agora para valores entre 68 e 78 gramas por quilómetro até 2025. Este organismo já havia anunciado que os valores associados às emissões de CO2 de veículos ligeiros de passageiros e comerciais para o período pós-2020 seriam revistos entre 2016 e 2017.
Contudo, alguns integrantes de partidos ecologistas, centristas e liberais com assento no Parlamento Europeu apelaram a maior assertividade por parte da UE na confirmação dessas metas já no próximo ano, com vista então ao ano de 2025.
Paralelamente, ministros dos transportes e do ambiente de Finlândia, Irlanda, Países Baixos e Suécia também apoiam esse pedido, escusando-se a apontar um meta em termos de emissões, segundo adianta a Automotive News Europe.
Erik Jonnaert, secretário-geral da Associação de Fabricantes de Automóveis Europeus, alertou para a necessidade de ter em conta a perspectiva global quando forem estabelecidos os novos limites de emissões para “salvaguardar a competitividade da indústria”, em declarações à Automotive News Europe.