
As empresas de reparação e manutenção automóvel terão de se adaptar à penetração crescente dos veículos elétricos, criando novos planos de manutenção e assistência. Esta uma das conclusões da 26ª Convenção Anual ANECRA, a associação que representa o comércio e as oficinas automóveis, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, no final de novembro.
Num futuro próximo será inevitável a redução do consumo do petróleo e dos combustíveis tradicionais, em consequência da nova dinâmica económica, das limitações de natureza fiscal, das crescentes exigências ambientais e da comodidade dos utilizadores. O veículo híbrido apresenta-se como uma solução de transição para a mobilidade100% elétrica, a qual não terá retorno, por imperativos de eficiência energética e ecológica, embora dependa da massificação da sua utilização e da maior autonomia que a nova geração de baterias tornará possível.
Apesar da ligeira recuperação nas vendas de automóveis em Portugal, em 2014 e 2015, em linha com a ligeira melhoria do poder de compra e o aumento do índice de confiança dos consumidores, a subida é ainda insuficiente para repor os valores médios de vendas dos últimos 23 anos e muitas empresas do setor automóvel, sobretudo da reparação e manutenção, continuam a deparar-se com grandes dificuldades. A situação é agravada pela existência de uma economia paralela que reflete uma concorrência desleal e uma evasão fiscal no setor automóvel.
Se por um lado, as novas exigências legais em matéria de gestão de resíduos e de proteção do consumidor, como é o caso da Resolução Alternativa de Litígios, impõem avultados investimentos e rigorosos deveres de informação às empresas regularmente constituídas, por outro, também afasta os clientes dos operadores clandestinos que não as podem cumprir.
A Convenção concluiu ainda que as viaturas comunicantes e a sua evolução para viaturas autónomas, constituirão os maiores desafios do futuro do negócio automóvel. As novas tecnologias associadas a essa tendência condicionarão os mais radicais modelos de negócio, que se focam mais no cliente e, menos, no produto.
Desta forma, a Indústria Automóvel integrará os smartphones e a segurança do carro inteligente do futuro será uma realidade, através da computação. A condução autónoma será também em breve, uma realidade, estando já desenvolvidos muitos dos dispositivos que tornarão possível a condução, sem intervenção humana.
A tecnologia não deixará de acompanhar as novas preocupações do utilizador do automóvel, no pressuposto de que o cliente do futuro dará menos importância ao consumo e às performances do seu automóvel, para privilegiar as suas funcionalidades e a comodidade que o mesmo lhe pode oferecer.
Veículo elétrico vai revolucionar oficinas
As empresas de reparação e manutenção automóvel terão de se adaptar à penetração crescente dos veículos elétricos, criando novos planos de manutenção e assistência. Esta uma das conclusões da 26ª Convenção Anual ANECRA, a associação que representa o comércio e as oficinas automóveis, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, no final de novembro. Num futuro próximo será inevitável a redução do consumo do petróleo e dos combustíveis tradicionais, em consequência da nova dinâmica económica, das limitações de natureza fiscal, das crescentes exigências ambientais e da comodidade dos utilizadores. O veículo híbrido apresenta-se como uma solução de transição…
Mais Recentes
PRR: Incerteza é uma chamada à responsabilidade, afirma Governo
há 10 horas
PRR: Empresas da Madeira com acesso a novos apoios no valor de 51,4 milhões de euros
há 10 horas
Greve geral: Cotrim pede ao Governo que não inverta prioridades apesar de “resistência social”
há 10 horas
Deputado do Chega nos Açores revela ter sido “ameaçado de morte” num avião
há 11 horas
Newsletter
A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.
Mais Notícias

PRR: Incerteza é uma chamada à responsabilidade, afirma Governo

PRR: Empresas da Madeira com acesso a novos apoios no valor de 51,4 milhões de euros

Greve geral: Cotrim pede ao Governo que não inverta prioridades apesar de “resistência social”

Deputado do Chega nos Açores revela ter sido “ameaçado de morte” num avião

EUA levantam sanções contra juiz brasileiro que preside caso de Bolsonaro

Trump anuncia renovar de tréguas entre Tailândia e Camboja após novos confrontos

Novas fotos de Epstein mostram encontros com Trump, Clinton, Bill Gates e Steve Bannon

Juristas pedem que Constitucional avalie legalidade de averiguações como a que visa Montenegro

Eleições para Conselho de Estado, Tribunal Constitucional e Provedor adiadas para 2026




