Apple adquire companhia especializada em sistemas de navegação
Procurando melhorar o seu serviço de mapas, a Apple procedeu à aquisição da Coherent Navigation, uma empresa especializada em serviços de navegação, tendo-se mesmo destacado pelos serviços prestados ao departamento da Defesa norte-americano.
A Coherent Navigation (CN) trata-se de uma pequena start-up que se especializou em projectos de satélite de elevada precisão, oferecendo os seus préstimos à Marinha norte-americana. A companhia trabalhou em melhorias de precisão, disponibilidade e fiabilidade do sinal de GPS, recebendo reconhecimento público pelo iGPS, que combinou os sinais de satélite da rede Navstar com a plataforma de comunicações Iridium.
Graças a isso, a precisão, fiabilidade e rapidez de obtenção de sinal de GPS melhorou substancialmente nos serviços que a Coherent Navigation providenciou a diversas entidades, dentre as quais o departamento de Defesa dos EUA. A aquisição desta empresa por parte da Apple terá por objectivo utilizar a experiência e conhecimentos da Coherent Navigation para os seus serviços de navegação. Mas não só.
Esta movimentação da Apple vem alimentar de forma mais intensa os rumores de que a companhia californiana está a desenvolver um veículo autónomo eléctrico, algo em que a integração da CN poderia ajudar de forma significativa, na medida em que consegue oferecer uma precisão de posicionamento na ordem de centímetros.
Resta saber se a Coherent Navigation terá desenvolvido alguma tecnologia inovadora que pode dar à Apple uma vantagem no campo da navegação. Isso porque anteriormente a companhia havia revelado no seu site (entretanto desactivado) que se encontrava a trabalhar “em soluções de GPS de alta precisão que funcionam com o Iridium”.