Vendas sobem 6,7% na Europa Ocidental
As vendas de automóveis novos na Europa ocidental cresceram 6,7% em Abril, valor que reflecte a toada de recuperação dos mercados do sul da Europa, muito afectados pela crise de 2009.
Além disso, ainda de acordo com um resultado divulgado pela consultora LMC Automotive, outros factores também contribuíram para este bom resultado do mercado europeu: a recuperação da economia nesta região, assim como a introdução de novos modelos e as promoções realizadas pelos fabricantes são as principais razões apontadas pela consultora para esta subida.
No total, em Abril, venderam-se 1.12 milhões de veículos novos na Europa ocidental, registando-se aumentos na ordem dos dois dígitos nalguns mercados, como o português, que cresceu 21,8%, mas também o italiano, que subiu 24%, muito por responsabilidade de promoções efectuadas pela Fiat naquele país, onde oferecia descontos até 3000 euros para quem trocasse o seu carro velho. Noutros mercados também muito afectados pela crise, o irlandês aumentou 21,1% e até mesmo o grego beneficiou de uma ligeira subida de 1,6%.
Em Espanha, o crescimento abrandou em relação aos meses anteriores, muito por responsabilidade do final do plano PIVE 7 de ajuda governamental à aquisição de veículos novos mais ecológicos. Ainda assim, o crescimento foi de 3,2%, mas o crescimento da economia espanhola e a renovação do plano PIVE deverão manter a toada de crescimento do sector.
No Reino Unido, também houve aumento, na ordem dos 5,1%, enquanto o alemão subiu 6,3%, tirando amplo partido do mercado frotista. Apenas a Bélgica e os Países Baixos tiveram registos negativos no mês de Abril.
No cômputo geral de Janeiro até Abril, o mercado português é aquele que apresenta maior subida em relação ao período homólogo – 32,3% – seguido pelo mercado irlandês (28,9%) e pelo espanhol (23,9%). Em termos globais, o crescimento neste ano de 2015 é de 8,2% em comparação com igual período do ano passado.
Veja o relatório da LMC Automotive aqui.