Nova ministra da Agricultura adjudicou compra ao pai do secretário de Estado

A nova ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, comprou 30 oliveiras centenárias por ajuste direto no valor de 63 mil euros à empresa do pai e da irmã do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, quando ambos eram autarcas PS em cidades vizinhas, em 2013, avança hoje o Correio da Manhã.

A autarca pagou 2100 euros por cada árvore, quando Abrantes é um concelho com uma grande área de olival. E no OLX, por exemplo, uma oliveira centenária não ultrapassa os mil euros.

O polémico contrato foi assinado entre a autarquia e a empresa Aeroflora, Lda, quando Maria do Céu Albuquerque era presidente da câmara de Abrantes e João Catarino liderava a autarquia de Proença-a-Nova.

Os dois voltaram a encontrar-se, mais tarde, no primeiro governo de Costa. Catarino sobe a secretário de Estado da Valorização do Interior, em outubro de 2018, e Céu Albuquerque vai para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, em fevereiro de 2019.

Ainda esta semana, recorde-se, a revista Sábado dava conta de que Maria do Céu Albuquerque fez seis ajustes diretos no valor de 515 mil euros com a empresa de filmes do filho do constitucionalista Pedro Bacelar Vasconcelos, deputado do PS.






Comentários
Loading...