Tribunal escocês recusa bloquear votação do Brexit: “acordo alcançado é legal”

O Tribunal de Sessão de Edimburgo avaliou esta sexta a legalidade do acordo alcançado entre o Governo britânico e a União Europeia (UE) para o Brexit. avança a agência “EFE”.

A justiça escocesa indeferiu uma acção judicial interposta pelo activista anti-brexit Jo Maugham, que pediu àquela instituição para bloquear a votação sobre a saída do Reino Unido da UE, agendada para amanhã, no Palácio de Westminster.

Este sábado, dia 19, o Parlamento britânico deverá reunir-se, pela primeira vez desde a Guerra das Malvinas em 1982, para votar o acordo que saiu da cimeira europeia, em Bruxelas. Agora, cabe aos deputados escolherem um Brexit com ou sem acordo.

Se o Parlamento não aprovar o acordo, o primeiro-ministro britânico terá de pedir um novo adiamento da saída do Reino Unido da UE, até 31 de Janeiro de 2020, à luz da legislação recentemente aprovada.

Depois de o primeiro-ministro britânico ter ameaçado várias vezes que o Reino Unido sairia da União Europeia (UE) a 31 de Outubro, Boris Johnson foi esta sexta-feira mais longe, na véspera da votação do acordo. O líder fez um ultimato: «Ou apoiam o meu acordo ou saímos da União Europeia mesmo sem ele».

 

Ler Mais





Comentários
Loading...