Bridgestone anuncia fecho de fábrica francesa

A Bridgestone anunciou esta quarta-feira o encerramento da sua fábrica em Bethune, no norte de França, com a perda de 863 postos de trabalho, devido à situação complicada do mercado europeu.

Automonitor
Setembro 17, 2020
9:08

O fabricante japonês de pneus justifica a decisão com a necessidade de reduzir o seu “excesso de capacidade de produção e melhorar a sua eficiência financeira”, num mercado que já enfrentava uma “situação muito adversa” mesmo antes da pandemia do coronavírus”, afirmou em comunicado.
Segundo a empresa, o mercado automóvel europeu estabilizou nos últimos anos e, além disso, há uma concorrência crescente das “marcas asiáticas de baixo custo”, cuja quota de mercado subiu de 6% em 2000 para 25% em 2018.
A empresa indicou que iniciará um processo de diálogo com os representantes sindicais para limitar tanto quanto possível o número de despedimentos devido ao encerramento da fábrica, a única de que dispõe em França, quer através da reforma antecipada ou da deslocalização interna, quer para outras empresas.
O encerramento não terá lugar antes do segundo trimestre de 2021.
A Bridgestone também se comprometeu a ajudar a encontrar um comprador hipotético para a fábrica.
Entre as outras fábricas da empresa na Europa encontram-se as de Espanha, localizadas em Puente San Miguel (Cantabria), Burgos, Basauri e Usánsolo (Vizcaya).

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.