Catalunha: Manifestantes cortam fronteiras com França e Andorra
Grupos de manifestantes cortaram a fronteira com França em ambas as direcções, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Espanhol.
Especificamente, fontes do Governo de Espanha explicam que os manifestantes cortaram o AP-7 em ambos os sentidos de La Jonquera (Girona), e o AP-2 é cortado no quilómetro 179 em Lleida, avança o El Mundo.
Além disso, está cortada a N-249, no quilómetro 79,5, onde a mesma fonte informa que foram queimados pneus na A-2 em vários locais de Lleida.
Os manifestantes cortaram ainda o N-2 perto da fronteira francesa. Também foi cortada por um grupo de manifestantes o acesso a Andorra desde a Catalunha, pela N-145, a única estrada para aceder a França a partir do território espanhol.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, cerca de vinte estradas estão cortadas.
Atenció: l’accés a Andorra des de la carretera N-145 està tallat des de la Seu d’Urgell per una manifestació i en els dos sentits de circulació. https://t.co/tImLT8fziz
— Govern d’Andorra (@GovernAndorra) 18 de outubro de 2019
Estas são as estradas cortadas:
O A-2 em Fondarella (Lleida), o A-27 no porto de Tarragona com desvios no T-11 e o AP-2 em Tarrès (Lleida) com uma faixa aberta em cada sentido.
O AP-7 em La Jonquera (Girona), com uma faixa aberta na direcção sul, e em Sant Julià de Ramis (Girona) com desvios na direcção sul pela saída 5 e na direcção Norte pela saída 8.
Na Ronda de Dalt (B-20), em Canyelles, na direcção Nus de la Trinitat há uma faixa cortada com desvios pela saída 3, e o C-1413 em Molins de Rei na direcção de Barcelona permanece cortada, assim como a C-17 em Garriga, também em sentido à capital catalã.
O C-25 está cortado por Santa Coloma de Farners (Girona) e Brunyola (Girona), o C-37 em Vall d’En Bas (túnel de Bracons), o C-44 em Vandellòs e L’Hospitalet de L’Infant (Tarragona), o C-45 em Seròs (Lleida) e o C-55 em Manresa (Barcelona) com desvios ao longo do C-16.
O N-152a em Gurb (Barcelona), o N-145 em La Seu d’Urgell (Lérida), o N-152 em Vic (Barcelona), o N-340 em Molins de Rei no sentido Barcelona, o N-240 em Vimbodí (Tarragona), Valls (Tarragona) e Borges Blanques (Lleida), assim como a N-420 em Gandesa (Tarragona) com desvios ao longo da C-43, a N-340 em Molins de Rei (Barcelona) e a N-II em El Masnou e Tordera (Barcelona).